igreja-eirado

ANCINHO

Ancinho, é uma aldeia da freguesia de Eirado, com várias casas em ruínas, onde ainda reside um casal de idosos. Com vistas deslumbrantes e com o ponto maior de interesse, a capela do Senhor do Castelinho, datada de 1736, com a imagem do Senhor esculpida na própria rocha, com abóbada de granito, é apenas a capela-mor duma projetada e imponente construção, o alpendre ostenta colunas toscanas, as dos ângulos exteriores de maior diâmetro. Fachada posterior rasgada por pequeno óculo. Existência de duas inscrições documentando a instituição e edificação da capela. A capela é um dos monumentos mais antigos do distrito da Guarda,

As casas aí existentes, hoje em ruínas, foram construídas de forma humilde e desordenada junto á Capela e de uma laje de Penedia, após a descoberta da imagem do Sr.º do Castelinho.

Em frente à Capela existem três cruzeiros, um dos quais, em ferro forjado, em memória de um homem que aí foi morto, o Zé da Professora, por um soldado da Guarda Nacional Republicana.

A aldeia que menos habitantes constitui, apesar disso, é a aldeia da freguesia que conta com a maior festa do ano, a festa do Sr. do Castelinho. No primeiro fim-de-semana de Junho de cada ano realiza-se a Festa em Honra do Senhor do Castelinho, festa que se caracteriza pela união dos Eiradenses que organizam a festa, tendo como principais atrações:

  • Perícia Automóvel.

  • Torneio de Malha.

  • Piquenique tradicional (Lugares sombrios, com mesas e acessórios para preparação de um piquenique familiar).

  • Animação Tradicional (Actuação de ranchos folclóricos e/ou grupos de concertinas).

  • Actuação de grupos musicais.

 

Aldeia com uma vista maravilhosa, espaços acolhedores para a realização de piqueniques e convívios, contato com a natureza e meio rural, não esquecendo a visita ao monumento mais emblemático, a Capela.

1/28
CONTATOS J.F.

Rua Cimo do Povo, nº1

3570-140 Eirado

Telf.: +351 969 714 757

Email: eiradojf@gmail.com

Sugestões e Reclamações

LINKS ÚTEIS
CONTACTOS ÚTEIS

Município de Aguiar da Beira: 232 689 100

Bombeiros Voluntários: 232 688 444

GNR: 232 689 120

Centro de Saúde Ag. Beira:  232 689 090

Canil/Gatil Intermunicipal: 232 546 001

Emergência: 112

Copyright © Freguesia de Eirado. Todos os direitos reservados.