igreja-eirado

EIRADO

Eirado é a aldeia sede de Freguesia, possui cerca de 76 habitantes, situa-se na parte leste do concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda.

Tem como locais de interesse para visitar a Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Conceição. No largo, a capela de N.ª Sr.ª do Amparo, que acolhe uma missa campal a 15 de Agosto de cada ano. No seu terreiro, um pinheiro secular e um singular chafariz cilíndrico-cónico. Na esquina da rua Torta, uma curiosidade, o "Eirado", designação de um anónimo rosto esculpido e adornado de vistosa gravata.

São vários os locais de interesse em Eirado, em redor do pinheirinho (pinheiro nórdico frondoso) desenvolve-se o casario granítico de traça beirã em vias de total recuperação, enaltecendo a linda capela da Sr.ª do Repouso, recentemente oferecida à povoação por Alberto Moreira e herdeiros de Adriano do Rosário. Ao lado bem perto a fonte de chafurdo com cúpula de granito do sec XIX e também à penedia da Fonte da Velha.

 

As actividades predominantes são a agricultura, produção animal, silvicultura, comércio, entre outras actividades.

 

Eirado é a aldeia da freguesia onde se encontra a sede da Junta de freguesia. Actualmente conta também com uma associação de acção social que permite a todos os habitantes um lugar acolhedor de confraternização e apoio à população.

 

A 15 de Agosto realiza-se a Festa em Honra da Nossa Senhora do Amparo, uma festa que junta todos os habitantes da freguesia, onde não faltam os emigrantes/imigrantes que nessa época do ano visitam as famílias.

1/21
CONTATOS J.F.

Rua Cimo do Povo, nº1

3570-140 Eirado

Telf.: +351 969 714 757

Email: eiradojf@gmail.com

Sugestões e Reclamações

LINKS ÚTEIS
CONTACTOS ÚTEIS

Município de Aguiar da Beira: 232 689 100

Bombeiros Voluntários: 232 688 444

GNR: 232 689 120

Centro de Saúde Ag. Beira:  232 689 090

Canil/Gatil Intermunicipal: 232 546 001

Emergência: 112

Copyright © Freguesia de Eirado. Todos os direitos reservados.