igreja-eirado
FESTAS POPULARES E TRADIÇÕES

Na freguesia de Eirado são realizadas várias festas populares e tradições que se vão mantendo ao longo dos tempos.

As festas religiosas predominam as festividades durantes o ano na freguesia.

  • 19 de Março: Festa em Honra de São José na aldeia de Antela.

  • Primeiro fim de semana de Junho: Festa em Honra do Senhor do Castelinho na aldeia de Ancinho. Esta festa é uma das festas mais importantes da freguesia, por se realizar no lugar emblemático do recinto do Ancinho e por  juntar todos os padroeiros da freguesia, uma festa que é sem dúvida a festa da freguesia.

  • 13 de Junho: Festa em Honra de Santo António na aldeia de Barranha.

  • 24 de Junho: Festa em Honra de São João na aldeia de Carregais.

  • 15 de Agosto: Festa em Honra de Nossa Sra do Amparo. Festa que reúne muitos emigrantes da freguesia em volta do Pinheirinho do largo do Eirado.

Como uma freguesia da Beira Alta os costumes e tradições são mais que muitas, infelizmente muitas delas perdem-se com o tempo, mesmo assim os residentes e mais jovens procuram manter as tradições vivas.

  • No Natal é tradição em todas as aldeias a fogueira na rua para aquecer as ruas. O tradicional Cepo ainda hoje é feito e acesso no dia 24 de Dezembro. Os mais jovens juntam-se em prol de juntar o maior número de lenha para fazer o Cepo maior e que aguente mais tempo a arder. Normalmente só é retirado das aldeias depois do dia 1 de Janeiro do ano Novo.

  • Na Páscoa é tradição cozer-se os bolos de azeite e biscoitos, tradições dos nosso avós que ainda se mantém vivas e saborosas. Nesta altura abrem-se as portas dos fornos comunitários e acendem-se as fogueiras para se saborear os famosos bolos de azeite em forno de lenha.

  • A visita Pascal na Páscoa, na nossa freguesia, ainda é uma realidade. A tradição de se abrir as casas para se receber o Senhor mantém-se.

  • No mês de Junho realizam-se os jogos tradicionais no concelho de Aguiar da Beira, os Eiradenses não ficam indiferentes e todos os anos participam no evento, predominantemente no jogo da malha, corrida de cantaros e corrida dos sacos.

  • Como produto da terra, a castanha, é tradição as associações realizarem um magusto tradicional, onde são assadas as castanhas em caruma.

1/18
CONTATOS J.F.

Rua Cimo do Povo, nº1

3570-140 Eirado

Telf.: +351 969 714 757

Email: eiradojf@gmail.com

Sugestões e Reclamações

LINKS ÚTEIS
CONTACTOS ÚTEIS

Município de Aguiar da Beira: 232 689 100

Bombeiros Voluntários: 232 688 444

GNR: 232 689 120

Centro de Saúde Ag. Beira:  232 689 090

Canil/Gatil Intermunicipal: 232 546 001

Emergência: 112

Copyright © Freguesia de Eirado. Todos os direitos reservados.