igreja-eirado
SR. DO CASTELINHO

 

 

 

 

 

 

É no lugar de Ancinho, uma aldeia da Freguesia de Eirado, que se encontra a capela do Senhor do Castelinho. 

Diz-se que esse belo monumento religioso, é apenas a capela mor de um grandioso templo, que devido a desavenças dos populares da freguesia e de outros fieis,  com dois devotos da família Beltrão, de Carapito, que contribuíram com grandes somas de dinheiro, não acabaram a obra. 

Isto porque a família Beltrão, em 1734, mandou lavrar na frontaria do monumento a seguinte inscrição ----------- »» zangados com essa inscrição, os fieis e os habitantes da freguesia pararam a construçãO do monumento. 

Na origem da construção da Capela, está o facto de uma mulher de Aldeia Rica, Freguesia de Açores, Concelho de Celorico da beira, chamada Ana Antunes, ter encontrado nesse lugar a imagem de Cristo lavrada numa pedra tosca de uma fraga, como durante noites a fio, o tinha sonhado. 

Pois a Sr.ª Ana Antunes, sonhou várias vezes a existência da figura de Cristo Crucificado, no meio de umas fragas.  

Acordava a suar em bica, e sem acordar o marido rezava um Padre-Nosso e uma Avé-Maria.  

 

Após ter tido várias vezes o mesmo sonho, numa noite depois de mais uma vez o ter sonhado, decidiu acordar o marido e contar-lhe o que se passava. O marido naquele momento pouca ou nenhuma atenção lhe deu.  

Perante a insistência da mulher, ele a pé e a mulher em cima de uma burra, decidiram um dia ir a procura da imagem de Cristo Crucificado, sem destino certo. Depois de já muito terem andado, o marido já com pouca fé, perguntou a mulher para onde iam, essa respondeu-lhe para seguir a burra, que essa os iria levar ao destino certo. O marido ainda com menos fé ficou. Ao fim de andarem mais algumas horas, sem parar, o marido pensou para ele que ao seguir a burra nunca iram encontrar a Figura de Cristo. E foi nesse preciso momento que a burra parou perto de umas fragas. 

A Sr.º Ana Antunes e o marido decidiram então espreitar essas fragas, e logo viram a imagem de Cristo Crucificado.

Espalhou-se tanto a notícia do achado, que as populações circunvizinhas determinaram erigir um templo, onde fora descoberta a imagem, dando-lhe o nome de Senhor do Castelinho. 

Assim centenas de pessoas participaram na construção do templo, com crença religiosa, aproveitando a penitência de trabalhar para Deus, até haver a zanga com a família Beltrão de Carapito. 

Ao cimo da porta de entrada pode-se ler :

 

No interior da Capela encontra-se a imagem do senhor Esculpida na própria pedra. 

CONTATOS J.F.

Rua Cimo do Povo, nº1

3570-140 Eirado

Telf.: +351 969 714 757

Email: eiradojf@gmail.com

Sugestões e Reclamações

LINKS ÚTEIS
CONTACTOS ÚTEIS

Município de Aguiar da Beira: 232 689 100

Bombeiros Voluntários: 232 688 444

GNR: 232 689 120

Centro de Saúde Ag. Beira:  232 689 090

Canil/Gatil Intermunicipal: 232 546 001

Emergência: 112

Copyright © Freguesia de Eirado. Todos os direitos reservados.